Associação de Pais da Secundária do Restelo

AVISOS  e  NOTICIAS

30 Oct 2020

Conhece o Código de conduta do Agrupamento do Restelo?

Já está disponível no site do Agrupamento o Código de Conduta. Leia-o com os seus educandos para que todos conheçam bem as regras de comportamento.

27 Oct 2020

Reformulação do Plano de Ensino à Distância

A Reformulação do Plano de Ensino à Distância efetuado pela Direção ESR  já está disponível no site do Agrupamento.

https://aerestelo.pt/.../Reformulacao-do-Plano-de-Ensino...

25 Oct 2019

Nova Imagem da Associação de Pais

O novo símbolo da Associação de Pais da Escola Secundária do Restelo procura acentuar a relação próxima — quase umbilical — entre a Escola e a Comunidade, protagonizada aqui pela atuação dos encarregados de educação.

Agradecemos ao EE Vasco Ferreira, pai de uma aluna do 9ºano de escolaridade que colaborou com a Associação de Pais, de forma gratuita, nesta mudança de imagem.

26 Oct 2020

Actividades Propostas pela Lista A

Se não teve oportunidade de participar na Assembleia Geral de dia 20, conheça as actividades desenvolvidas em 19/20 e as propostas para 20/21.

22 Oct 2020

Números de Covid 19 no Agrupamento

Estão disponíveis no site da escola os números de casos em casa: "Em Prevenção" (por terem contactado diretamente com alguém com teste positivo) e "Com Teste Positivo".

20 Oct 2020

Novos Corpos Dirigentes da Associação de Pais

Foram eleitos os novos corpos dirigentes para o ano 20-21, na sequência do acto eleitoral que decorreu no dia 20 de Outubro na Escola Secundária do Restelo.

Conheça a nova equipa que vai trabalhar em defesa e na promoção dos interesses dos seus associados em tudo que respeita à educação e ensino dos seus filhos e educandos.

Muitos parabéns Lista A e votos de um bom ano!

14 Oct 2020

Assembleia Geral - 19 de outubro

Assembleia Geral dia 19 de Outubro às 18h30, aqui:

https://us02web.zoom.us/j/5025861606...

Meeting ID: 502 586 1606
Passcode: APESR

Esta sessão destina-se à comunidade educativa, em especial pais e encarregados de educação da Escola Secundária do Restelo.

22 Sep 2020

Faça-se sócio HOJE! Mais do que nunca é importante ter voz e participar no processo educativo dos seus filhos

A Associação de Pais visa a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à educação e ensino dos seus filhos e educandos que sejam alunos. Pretendemos desenvolver ações em conjunto com professores e direções da escola, de forma a promover a formação dos pais, e dos jovens.

Colabore com todos os intervenientes no processo educativo de forma a aumentar as possibilidades de sucesso escolar dos alunos, devendo essa colaboração ser recíproca podendo revestir-se de múltiplas formas.

Preencha a nossa ficha de sócios que se encontra AQUI e envie-nos para o mail associacaodepaisrestelo@gmail.com ou imprima a ficha, preencha-a e deixe na nossa caixa de sugestões localizada ao lado do portão de entrada da escola ou digitalize e envie para o e-mail da APEEESR.

A sua participação vai fazer toda a diferença!

16 Sep 2020

Plano de Contingência do Agrupamento

Já se encontra disponível no site do agrupamento, o Plano de Contingência.

02 Sep 2020

Calendário das atividades 2020/2021

Já está disponível o calendário de atividades para o arranque do ano 20/21. Clique no botão abaixo.

31 Aug 2020

Está quase!

Orientação para o ano letivo de 2020/2021 que terá inicio entre os dias 14 e 17 de Setembro. Saiba mais no botão abaixo.

16 Aug 2020

Vouchers de Manuais Escolares

Já está disponível no site da Escola Secundária Restelo informação sobre Vouchers e Fichas de Apoio.
Em resumo, Vouchers em emissão e fichas de apoio a serem distribuídas pela Escola no início do ano letivo.
Mais informação no botão abaixo.

25 Jun 2020

Linha de Apoio Psicossocial

No âmbito do quadro atual de pandemia Covid-19, a Organização Mundial de Saúde recomenda o reforço dos cuidados de saúde mental, considerando-o essencial para responder adequadamente a necessidades emergentes e inevitáveis, associadas ao elevado impacto da Pandemia no bem-estar psicológico.

 

A Câmara Municipal de Lisboa, consciente da importância do seu papel no bem estar dos seus munícipes, criou, através do Pelouro de Educação e Direitos Sociais, uma linha telefónica de atendimento psicossocial que, para além de disponibilizar o apoio psicológico adequado às dificuldades sentidas pelas pessoas que a ela recorrem, acrescenta uma resposta social integrada através dos seus próprios recursos ou da articulação com as entidades da rede social, facilitando  uma solução adequada ao problema apresentado.

 

Esta linha beneficia do enquadramento teórico e supervisão da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica que, através de protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Lisboa, garante uma seleção rigorosa dos psicólogos clínicos que asseguram de modo profissional e permanente um serviço diário de 24 horas.

 

Uma das vertentes distintivas desta resposta é a existência de um protocolo específico para crianças e jovens, que sabemos estarem sujeitas a uma tensão muito grande, e sem acesso aos meios de diagnóstico e apoio que as escolas providenciam. Por isso, pedimos-vos o que já pedimos às direções dos agrupamentos de escolas da cidade: que nos ajudem a divulgar esta resposta, nomeadamente junto das famílias e dos alunos. Enviamos em anexo um cartaz que pode ser afixado, e imagens pensadas para um público mais jovem, otimizadas para divulgação digital. 

 

A Linha de Atendimento Psicossocial entrou em funcionamento no dia 27 de maio através do número gratuito 800 916 800.

25 Jun 2020

Matriculas 2020/2021

A renovação de matrículas decorrerá nos dias 29 de junho a 8 de julho. As matrículas poderão ser feitas online pelo site https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt  ou na secretaria realizando agendamento através do email secretaria@aerestelo.pt.

Mais informação no link abaixo.

23 Jun 2020

Devolução de Manuais Escolares

Em julho irão decorrer as devoluções dos Manuais Escolares. Existe um calendário a seguir para garantir que se respeita a distância social.

Consulte o link abaixo para saber mais.

31 May 2020

Calendário de entrega de Inscrição nos Exames Nacionais

Os alunos que frequentam o 11º e 12º anos, deverão entregar os boletins de inscrição para admissão às provas / exames do Ensino Secundário, entre os dias 1 e 7 de junho, de acordo com o calendário disponível clicando no botão abaixo. Os impressos serão recolhidos durante as aulas presenciais, não sendo necessário os alunos deslocarem-se à secretaria.

A documentação necessária para a inscrição será:

- Boletim modelo 0113 (1ª fase) e o 0134 (2ª fase). Os impressos deverão vir devidamente preenchidos e assinados no momento da entrega da inscrição;

- Cartão de Cidadão + Cópia do Cartão Cidadão atualizado (só frente).

Para os alunos que se inscreveram neste Agrupamento para a realização de exames nacionais e não frequentam as aulas, deverão entregar em papel, os boletins de inscrição para admissão às provas/exames do Ensino Secundário de 8 a 19 de junho, nos serviços administrativos da Escola Secundária do Restelo, entre as 10 e as 16 horas. Saiba mais AQUI.

22 May 2020

APEESR oferece computadores ao agrupamento

A Associação ofereceu à Escola Secundária do Restelo 11 computadores portáteis para serem atribuídos a alunos que não dispõem de equipamento digital para acompanhar o ensino à distância. Agradecemos ao Banco de Bens Doados e à mãe Joana Bual, ao Departamento Financeiro da Straumann Group e à Sandra Matos a pronta colaboração, apoio e dedicação.
Muito obrigada também à nossa Presidente Paula Domingues que foi incansável no sucesso desta ação!
🙏🏻👏👏👏

19 May 2020

APEEESR Confirma que o Regresso às Aulas Cumpre as Regras

A APEEESR tem estado atenta a todas as diretivas do ME e a sua respetiva implementação na ESR agora no regresso às aulas presenciais.

No dia 20 de maio a APEEESR foi convidada a visitar a ESR no sentido de verificar se as medidas estavam a ser corretamente implementadas. Foi com satisfação que se confirmou a disponibilizadade de álcool-gel logo à entrada e em várias áreas da escola, a correta utilização de máscaras pelos funcionários e alunos , as funcionárias a limparem com frequência, as salas arejadas, com carteiras separadas e os circuitos devidamente assinalados.

A APEEESR também tem estado a pressionar a Direção no sentido de garantir que os horários dos alunos cumprem também com as normas. Nesse sentido, ainda esta semana deverão haver acertos nos horários dos alunos para garantir que estão alinhados com as diretivas do ME.

Caso estejam preocupados ou descordam de alguma medida tomada pela escola, contactem a APEEESR para que possamos ajudar a resolver qualquer questão ou levar algum tema à Direção.

17 May 2020

Plano de Contingência

Já está disponível o Plano de Contingência que contempla o que ter em atenção no regresso às aulas presenciais dos 11º e 12º anos. Os principais itens a ter em consideração são:

- Alteração dos horários,  distribuição da carga horária e frequência das aulas presenciais;

- Acesso, circulação e permanência nas instalações da escola;

- Localização e acesso à sala de isolamento;

- Protocolo de higienização e desinfecção das instalações.

Saiba mais clicando abaixo.

14 May 2020

Regresso às aulas Presenciais para os Alunos do 11º e 12º ano

A APEEESR tem estado em contacto com a Direcçao do Agrupamento para que seja divulgada informação sobre a retoma presencial de aulas. Infelizmente até à data de hoje só obtivemos a informação que se encontra neste momento disponível no site da escola.

 

Através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 33-C/2020, de 30 de abril, o Governo determinou a retoma das atividades letivas presenciais, no próximo dia 18 de maio, para os alunos que se encontram a frequentar os dois últimos anos do ensino secundário, de acordo com as orientações recentemente remetidas às escolas relativas à reorganização dos espaços e dos horários das turmas, de modo a garantir o cumprimento das orientações das autoridades públicas de saúde, nomeadamente em matéria de higienização e distanciamento físico.

Para garantir o distanciamento social, as turmas foram desdobradas (com exceção das disciplinas cujo número de alunos inscritos é igual ou inferior a 15 alunos).

 

Haverão dois grupos de alunos. Os dois grupos de alunos frequentam as aulas alternadamente.

 

Exemplo, no caso do 11º ano, com 4 dias com aulas, na 1ª semana, o grupo 1 frequenta os dois primeiros dias da semana; o grupo 2, frequenta o 3º e 4º dia da semana. Na 2º semana, trocam e assim sucessivamente.

Conheça em detalhe o Plano da Retoma das Actividades Presenciais clicando abaixo.

30 Apr 2020

Inquérito às Famílias - Avaliação do 3º Período

Estamos no terceiro período deste ano letivo de 2019/2020, com todos os seus desafios! Porque todos somos convocados, impõe-se uma auscultação aos intervenientes mais interessados face ao que ainda está para vir. 

 

A CONFAP, em conjunto com as suas associadas, tomou a liberdade de auscultar os intervenientes mais interessados, as famílias. Por isso, pedimos que cada família possa responder e dedicar meio minuto a este inquérito, de forma que, com isso, possamos ter dados, e opiniões, reais, sustentando, com base em dados efetivos, contribuindo para sustentar as decisões que tenham necessidade de ser tomadas por parte da tutela, para que o futuro possa ser o mais abrangente e com a maior equidade possível.

Agradecemos a participação de todos e pedimos a divulgação!

Participe no Inquérito clicando abaixo.

30 Apr 2020

Plano de Desconfinamento - regresso às aulas 11º e 12º

No dia 18 de maio está previsto o regresso às aulas para os alunos do 11º e 12º ano. Atenção que será obrigatório o uso de máscaras. Conheça o Plano de Desconfinamento que entrará em vigor já no dia 4 de maio.

21 Apr 2020

FAQs sobre Exames 11º e 12º

Conforme informação recebida da Direcção do Agrupamento, comunicamos o seguinte esclarecimento sobre os exames do 11º e 12º:

Procurámos dar resposta às questões mais frequentes, decorrentes da aplicação do Decreto-Lei n.º 14-G/2020 de 13 de abril, cuja leitura atenta se recomenda (importante: Art.º 8.º e Art.º 14.º).

 

1 - Os alunos que já se inscreveram nos exames devem, até 11 de maio de 2020:

 

- atualizar a inscrição, enviando para o e-mail exames2020@aerestelo.pt uma declaração, em formato PDF (ou outro formato não editável) onde conste:

     a) Identificação do aluno (Nome, n.º do CC, ano de escolaridade e turma).

     b) Exame(s) (disciplina/código) que o aluno pretende realizar, tendo em conta os exames das disciplinas que se possam constituir como provas de ingresso nos cursos aos quais se deseje candidatar.

     c) Nome do EE/aluno maior de 18 anos.

Nota: a minuta da declaração está disponível na página do agrupamento

 

- Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial ou no dia da realização do primeiro exame, devem entregar nos serviços administrativos o original ou o modelo editável do boletim de inscrição, devidamente preenchido e assinado. No momento da entrega do boletim de inscrição, em papel, o seu preenchimento deve estar em conformidade com a declaração anteriormente enviada (por via digital).

 

2 - Os alunos devem consultar o site https://www.dges.gov.pt/ para se informarem sobre os exames necessários como provas de ingresso nos cursos aos quais se candidatem.

 

3 - Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de classificação, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.

 

4 - A matrícula pode ser anulada até ao final da penúltima semana de aulas. Para o efeito, o aluno descarrega o impresso de anulação de matrícula, disponível na página do agrupamento. Depois de preenchido e assinado pelo EE/aluno maior de 18 anos, o impresso deverá ser enviado ao DT que, após dar o seu parecer por e-mail, o encaminhará para anulacaomatriculas2020@aerestelo.pt.

 

5 -  Os alunos que anularam a matrícula a uma ou mais disciplinas têm que realizar o exame dessa disciplina, como autopropostos, para aprovação e cálculo da média do ensino secundário.

 

6 -  O prazo de inscrição para as provas e exames do ensino secundário foi prorrogado até 11 de maio de 2020.

21 Apr 2020

Alunos e Encarregados de educação com dificuldades de acesso aos meios tecnológicos

A Direcção do Agrupamento do Restelo publicou ontem informação sobre alunos e encarregados de educação com dificuldades de acesso aos meios tecnológicos, bem como o acesso a refeições escolares.

Para ver o comunicado, basta clicar abaixo.

13 Apr 2020

Plano de Ensino à Distância

Finalmente está disponível o Plano de Ensino à Distância preparado pela Direção do Agrupamento do Restelo. Todos os pais já deveriam ter recebido este documento dos respetivos DTs dos filhos. Para consultar, basta clicar no botão abaixo.

Acompanhe a nossa página de Facebook onde damos dicas e regras de como aprender à distância.

12 Apr 2020

Grelha de Estudo - Telescola

A partir de dia 20 de Abril os alunos do 1º- 9º ano irão ter Telescola como complemento ao ensino à distância. Consulte a  Grelha de Estudo com os horários por ano que está disponível no site do Agrupamento do Restelo.

12 Apr 2020

Funcionamento do 3º Período

A APEEESR preocupada com a forma do funcionamento do 3º período, questionou a Direcção da escola para que nos seja prestado informações com a maior brevidade possível, tendo-nos sido comunicado que o desenvolvimento das actividades lectivas será realizado com recurso a novas tecnologias, cumprindo os horários escolares, seguindo de perto as planificações estabelecidas, havendo particular atenção na disponibilização de informação sobre os sumários, a registar na plataforma “Alunos”. Oportunamente o Agrupamento irá informar todos os EE, através das DT`s qual será a metodologia e operacionalização a aplicar neste 3º período.

12 Apr 2020

Nota Informativa da CONFAP sobre o Ensino à Distância

Vamos iniciar o 3º período com aulas à distancia, e porque “ensino à distância não pode significar ausência de ensino”, continuar o trabalho que muitos de nós desenvolveu até aqui, é ainda mais indispensável. É fundamental que colaborem, que comuniquem todas as situações que conheçam, para que possamos ser mais persuasivos no apoio à resolução das eventuais situações que mereçam particular atenção.

Clique abaixo para conhecer a Nota Informativa completa.

09 Apr 2020

Comunicado do Conselho de Ministros

Informações sobre o 3º período (ensino Básico e Secundário):

 

- Início do 3º período - dia 14 de abril, com ensino à distância

 

- Para alunos do 1º ao 9º ano - telescola a partir do dia 20 de abril no canal RTP Memória, em complemento ao ensino à distância 

 

- Não haverá provas de aferição nem exames do 9º ano

 

- Alunos do 10º ano - ensino à distância

 

- Alunos do 11º e 12º anos:

 

Retomam aulas presenciais, assim que possível, apenas às disciplinas de exame. As restantes disciplinas serão dadas à distância. As aulas presenciais serão retomadas apenas se houver condições e com utilização obrigatória de máscaras para todos os alunos, professores e funcionários (as máscaras serão distribuídas pelo ministério da educação).

 

Exames adiados: 1ª fase de 6 a 23 de julho e 2ª fase de 1 a 7 de setembro, o que permite que as aulas presenciais sejam alargadas até ao dia 26 de junho.

Conheça o Comunicado Oficial do Conselho de Ministros clicando abaixo.

05 Apr 2020

Comunicação do Gabinente do Vereador da Câmara - Pelouro da Educação e Direitos Sociais

Caros membros das Associações de Pais e Encarregados de Educação,

 

  Antes de mais, esperamos que estejam bem e a conseguir gerir a atual situação. Sabemos que os desafios à comunidade escolar são muitos, mas também estamos certos de que vamos conseguir ultrapassá-los. 

     Da nossa parte, assumimos o compromisso de continuar a trabalhar diariamente em prol dos nossos alunos. Por exemplo, continuamos a distribuir refeições às crianças de escalão A e B, e agradecemos muito a vossa colaboração na divulgação desta iniciativa, assim como o empenho de todos os profissionais que a tornam possível.

     Nos últimos dias, temos percebido que alguns pais e encarregados de educação têm tido dificuldade em acompanhar toda a informação que lhes diz respeito, pelo que tomamos a iniciativa de partilhar alguns dados que têm sido divulgados pelas entidades competentes.

     Assim, como sabem, nos termos do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março, as atividades letivas presenciais ficaram suspensas até dia 9 de abril – dia em que a suspensão será reavaliada – sem prejuízo de as escolas puderem recorrer a métodos de ensino à distância.

    As viagens de finalistas também ficaram interditas.

    Devido à suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais em estabelecimento escolar, consideram-se justificadas, sem perda de direitos salvo quanto à retribuição, as faltas ao trabalho motivadas por assistência a filho ou outro dependente a cargo menor de 12 anos, ou, independentemente da idade, com deficiência ou doença crónica. Estão previstos ainda apoios excecionais à família para trabalhadores por conta de outrem e para trabalhadores independentes, sendo que só um dos progenitores pode usufruir do apoio. De acordo com a recente informação da Segurança Social,  os formulários necessários para aceder a este apoio estarão disponíveis no site da SS até 30 de março. Em caso de dúvida e para mais informação, por favor, consultem o site da Segurança Social ou contactem a linha de apoio através do n.º 300 502 502.

   Atenção, que tudo isto não se aplica aos casos em que a entidade empregadora recorra ao regime do teletrabalho. E tenham em consideração que esta justificação não cobre, por agora e até decisão em contrário do Governo, os períodos de férias letivas.

   No caso de os vossos filhos terem sido colocados sob quarentena por indicação médica individual, ficam abrangidos pelo subsídio de assistência aos filhos, cujo procedimento também podem consultar na Segurança Social.

   Os trabalhadores dos serviços considerados essenciais (como profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, das forças armadas, trabalhadores dos serviços públicos essenciais, ou de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais), se mobilizados pela entidade emp egadora ou por autoridade pública, podem deixar filhos ou outros dependentes no estabelecimento de ensino que se mantenha aberto para o efeito. A lista das escolas que permanecem abertas pode ser consultada  em: https://www.lisboa.pt/alteracoes-no-funcionamento-dos-servicos-municipais.

   Finalmente, chamamos a atenção para a página Apoio às Escolas, construída pela Direção-Geral da Educação, em colaboração com  a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, onde encontrarão propostas de atividades, recursos, ferramentas e apoios úteis para o ensino à distância. 

   Agradecemos a vossa colaboração para fazer chegar estas informações aos pais e encarregados de educação da vossa escola.

Muito obrigado. Vai ficar tudo bem.

 

Gabinete do Vereador Manuel Grilo

Pelouro da Educação e Direitos Sociais

Câmara Municipal de Lisboa

Rua do Arsenal, 54, 2º piso 1100 – 040 Lisboa

02 Apr 2020

Preparação do terceiro período

A APEEESR está em contacto com a Direcção do Agrupamento que aguarda as orientações por parte do Ministério da Educação quanto ao funcionamento do terceiro período. Assim que essa informação esteja disponível, a mesma será publicada no nosso site, assim como na nossa página de Facebook.

A Direcção, bem como os professores do Agrupamento estão todos a trabalhar na preparação do terceiro período.

30 Mar 2020

Mantenha-se Actualizado

Esperamos que se mantenham bem, assim como os vossos filhos e toda a comunidade escolar. 

Serve a presente mensagem para dar nota de alguns aspetos importantes: 

 

Apoio aos filhos durante as Férias da Páscoa 

Segundo as últimas indicações do governo, o apoio excecional aos pais que fiquem em casa com os filhos em resultado do encerramento das escolas não cobre o período de Férias da Páscoa.  

Não obstante, as faltas ao trabalho nestes dias são consideradas justificadas, e não contam para o limite anual de faltas para assistência à família. Não existe, contudo, direito ao pagamento de salário ou qualquer apoio financeiro por parte da Segurança Social. Caso decida ficar em casa com os filhos nestes dias marcando férias deve avisar a sua entidade empregadora com, pelo menos, dois dias de antecedência relativamente ao período de férias pretendido. 

Só estão previstas duas exceções: pais de crianças até 3 anos ou com deficiência usufruem do prolongamento do apoio excecional durante as férias. 

 

Refeições escolares durante as Férias da Páscoa 

Durante e as Férias da Páscoa, a CML continua a assegurar a distribuição de refeições escolares aos alunos dos escalões A e B do ASE. A lista de escolas mantém-se, e pode ser consultada aqui

Continuam também abertas as dez escolas que servem de resposta aos filhos dos profissionais de serviços essenciais.  

 

Pagamento de refeições durante o mês de abril para os alunos do 3.º escalão

Não há lugar a qualquer pagamento de refeições enquanto as escolas se mantiverem encerradas. 

 

Pagamento de CAF e AAAF enquanto as escolas se mantiverem encerradas

A CML não dinamiza CAF e AAAF. Estas atividades são executadas por entidades externas (juntas de freguesia, associações locais, etc.), por isso, será necessário contactar diretamente a entidade executora em questão para confirmar a suspensão de pagamentos durante o período em que as atividades não estão em funcionamento. 

 

Página da Educação no site da Câmara Municipal de Lisboa 

Está disponível, no site da Câmara Municipal de Lisboa, um separador para a Educação, em atualização permanente. Nele encontram a resposta às perguntas que nos têm sido feitas com mais frequência, assim como links úteis e contactos de escolas, associações de pais e departamento de educação da CML. 

29 Mar 2020

Apoio Excecional à Família

Comunica-se que foi atualizada, em 01.04.2020, a informação na página da Segurança Social, sobre o apoio excecional à família para trabalhadores que faltem ao trabalho por motivos de assistência a filhos ou outros menores a cargo, menores de 12 anos, ou com deficiência/doença crónica independentemente da idade, decorrente de encerramento do estabelecimento de ensino.

 

Nessa conformidade, transcreve-se abaixo a referida informação:

 

Apoio excecional à família para Trabalhadores por Conta de Outrem

 

A quem se aplica:

Aplica-se aos Trabalhadores que exercem atividade por conta de outrem e que faltem ao trabalho por motivos de assistência a filhos ou outros menores a cargo, menores de 12 anos, ou com deficiência/doença crónica independentemente da idade, decorrente de encerramento do estabelecimento de ensino determinado por:

·         Decisão da autoridade de saúde;

·         Decisão do governo.

 

A que tem direito:

O trabalhador tem direito a um apoio excecional correspondente a 2/3 da sua remuneração base, ou seja, não inclui outras componentes da remuneração.

Este apoio tem como limite mínimo 1 RMMG (valor: 635€) e como limite máximo 3 RMMG (valor:1.905€) e é calculado em função do número de dias de falta ao trabalho.

 

Qual a duração do apoio:

O apoio não inclui o período das férias escolares, sendo atribuído entre 16 e 29 de março. No caso das escolas piloto podem ser declarados períodos diferentes do calendário oficial.

No caso de crianças que frequentem equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou deficiência/doença crónica, o apoio é atribuído até 13 de abril. De acordo com a DGERT, entende-se como equipamentos sociais de apoio à primeira infância os berçários ou creches do sistema privado de ensino, de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou amas da Segurança Social.

Realça-se, ainda, que não pode haver sobreposição de períodos entre progenitores.

 

O que fazer:

O trabalhador deve preencher a declaração Mod. GF88-DGSS e remeter à respetiva entidade empregadora. A declaração também serve para justificação de faltas ao trabalho.

 

A entidade empregadora :

Deve recolher as declarações remetidas pelos trabalhadores.

Deve proceder ao preenchimento do formulário on-line disponível na Segurança Social Direta em 30 de março.

Deve entregar declaração de remunerações autónoma com o valor total do apoio pago ao trabalhador.

Deve registar o IBAN na Segurança Social Direta.

O apoio será pago pela Segurança Social à entidade empregadora, obrigatoriamente por transferência bancária.

18 Mar 2020

FIQUE EM CASA!

Face aos acontecimentos dos últimos tempos, apelamos a que todos sigam as indicações da DGS e fiquem em casa. Para os que têm de se continuar a deslocar para trabalhar, pf proteja-se adequadamente, assim protegendo os outros.

Caso tenha sintomas da COVID 19, contacte a linha de SNS 24: 808 24 24 24

Os sintomas mais frequentes associados à infeção pelo COVID-19 são:

  • febre (temperatura ≥ 38.0ºC)

  • tosse

  • dificuldade respiratória (ex: falta de ar)

Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço. Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte.

Para mais informação consulte o site SNS24

20 Mar 2020

NOTA INFORMATIVA DA DIRECÇÃO DO AGRUPAMENTO À COMUNIDADE EDUCATIVA

Decorridos três dias (úteis) após a suspensão das atividades letivas presenciais importa fazer um ponto de situação: o que foi feito durante estes dias; o que se propõe que seja feito nos tempos que se seguem.

Por favor leia atentamento o comunicado enviado pela Direcção do Agrupamento do Restelo.

19 Mar 2020

Provas e exames dos ensinos básico e secundário – orientações para o processo de inscrições

Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, o Júri Nacional de Exames emitiu orientações para a realização daquelas inscrições.

Clique no botão abaixo para ser direccionado para o site da Escola onde terá as instruções para o processo bem como o Boletim de Inscrição.

As datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário são prorrogadas até dia 3 de abril.

19 Mar 2020

Saiba mais sobre o COVID 19 acompanhando a nossa página de FB

Acompanhe informação sobre a Pandemia na nossa página de FB. Lá iremos colocar várias informações da DGS, como se proteger e links para que possa seguir algumas novidades.

 

Aqui no site da Associação, iremos colocar informação relativa à Escola Secundária do Restelo e/ou o agrupamento. 

12 Mar 2020

Comunicado APESR

A Associação de Pais da Escola Secundária do Restelo está a acompanhar o surto de COVID-19 em Portugal e em estreita comunicação com a Direção da Escola Secundária do Restelo. Até ao momento não se verificaram quaisquer casos positivos na nossa comunidade escolar.


O Conselho Nacional de Saúde Pública considera que só se justifica o encerramento de escolas por  determinação expressa das autoridades de saúde. A Direção Geral de Saúde subscreve e considera que o encerramento deve ser avaliado caso a caso, em função do risco. A decisão sobre eventual encerramento de escolas será pelo Governo depois do Conselho de Ministros, que se vai realizar, como habitualmente, esta quinta feira de manhã.


Apelamos à serenidade e ao cumprimento de todas as medidas no Plano de Contingência.

Leia o comunicado completo clicando abaixo.

10 Mar 2020

Plano de contigência - Agrupamento do Restelo

Já está disponível o Plano de Contigência COVID 19 para todas as escolas do Agrupamento do Restelo elaborado pela Direcção.

A pedido da Direcção chamamos à atenção para alguns aspetos relevantes quanto aos PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS referentes  a Visitas de Estudo e outras atividades que impliquem o aumento do risco de contágio.

A saber:

- Suspensão de todas as saídas para o exterior dos alunos das escolas do agrupamento,
nomeadamente, visitas de estudo, participação nas atividades na piscina, no desporto escolar e outras;
- Suspensão de todas as atividades que impliquem a entrada nas escolas do agrupamento de
elementos do exterior que pressuponha concentração de pessoas (torneios desportivos, palestras,etc).

 

Neste momento muito difícil e de elevada imprevisibilidade apelamos à colaboração serena e responsável de todos.

03 Feb 2020

Conheça as orientação da DGS sobre o regresso de zonas com transmissão ativa do coronavírus COVID-19

Às crianças, jovens e adultos que regressem de uma área com transmissão comunitária ativa do novo coronavírus, como o Norte de Itália, China, Coreia do Sul, Singapura, Japão ou Irão, a Direção-Geral da Saúde informa que à data, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe recomendação para evicção escolar ou profissional, ou necessidade de isolamento.

No entanto, aconselha-se, nos próximos 14 dias:

• Estar atento ao aparecimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória;

• Medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar os valores;

• Verificar se alguma das pessoas com quem convive de perto, desenvolvem sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória);

• Caso apareça algum dos sintomas referidos (no próprio ou nos seus conviventes), não se deslocar de imediato aos serviços de saúde;

• Telefonar antes para o SNS24 (808 24 24 24) e seguir as suas orientações.

 

Recomenda-se também:

• Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;

• Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;

• Usar, em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;

• Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;

• Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;

• Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;

• Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias; • Nos 14 dias após o regresso: o promover o distanciamento social, nomeadamente, não permanecendo em locais muito frequentados e fechados, sem absoluta necessidade (exceto atividades letivas e profissionais); o evitar cumprimentos com contacto físico.

Saiba mais informação sobre o Covid 19 clicando no botão abaixo.

12 Feb 2020

Reuniões Mensais das AP das Escolas do Agrupamento do Restelo com a Direção do Agrupamento

Desde o início do seu mandato a APEEESR já participou em duas reuniões com a Direção. Conheça os principais temas abordados. 

Se tem preocupações que quer que sejam transmitidas à Direção do Agrupamento das Escolas do Restelo, envie-nos uma mensagem por aqui

12 Feb 2020

Colaboração com a organização do Corta mato escolar 2019/20

No passado dia 8 de janeiro realizou-se o Corta Mato da Escola Secundária do Restelo no Parque Florestal de Monsanto, onde estiveram presentes cerca de 310 alunos. A Associação de Pais e EE da ESR não quis deixar de se associar a este evento, tendo articulado a sua colaboração no apoio logístico com a organização do evento.

12 Feb 2020

APEEESR Participação no Seminário Avaliação e Acesso ao Ensino Superior organizado pela CONFAP

A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) realizou no passado dia 30 de novembro um seminário sobre o Acesso ao Ensino Superior, com a colaboração da FAPCASCAIS e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. 

A Associação de Pais e EE da ESR  faz-se representar neste interessante neste debate, que teve como propósito a reflexão e a partilha de experiências sobre a alteração do paradigma do acesso ao ensino superior com a participação de representantes dos alunos, das Escolas e das Instituições do Ensino Superior.

02 Feb 2020

Participe num trabalho de investigação no âmbito do projeto Plataforma RELEVO® – Comunidade Nacional de Boas Práticas Educativas.

Em jeito de fim de semana, convidamo-lo a participar neste questionário on line, aprovado pela Direção Geral da Educação (DGE) e Monitorização de Inquéritos em Meio Escolar (MIME) para um trabalho de investigação no âmbito do projeto Plataforma RELEVO® – Comunidade Nacional de Boas Práticas Educativas.
O Inquérito por questionário tem como público-alvo, alunos (as), professores (as), pais e encarregados (as) de educação e diretores (as).
A colaboração pretendida é absolutamente voluntária e garantirá aos respondentes o seu anonimato, salvaguardando, assim, as condições de privacidade, de proteção, de confidencialidade e a segurança dos dados recolhidos para objeto de tratamento, em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados.
Contamos com a sua colaboração.

29 Jan 2020

Saiba as principais datas escolares para 2019/2020

Veja aqui o calendário escolar 2019/2020, calendário das provas de aferição, provas finais e exames finais.

29 Jan 2020

Faça-se sócio HOJE! Tenha voz e participe no processo educativo dos seus filhos

A Associação de Pais visa a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à educação e ensino dos seus filhos e educandos que sejam alunos. Pretendemos desenvolver ações em conjunto com professores e direções da escola, de forma a promover a formação dos pais, e dos jovens.

Colabore com todos os intervenientes no processo educativo de forma a aumentar as possibilidades de sucesso escolar dos alunos, devendo essa colaboração ser recíproca podendo revestir-se de múltiplas formas.

Preencha a nossa ficha de sócios que se encontra AQUI e envie-nos para o mail associacaodepaisrestelo@gmail.com ou imprima a ficha, preencha-a e deixe na nossa caixa de sugestões localizada ao lado do portão de entrada da escola ou digitalize e envie para o e-mail da APEEESR.

A sua participação vai fazer toda a diferença!

14 Jan 2020

Nova Direcção da Associação de Pais 2019/2020

Já foram eleitos os novos Órgãos Sociais da Associação de Pais. 

Direcção

Presidente - Paula Domingues

Secretário - Patrícia Dias

Tesoureiro - Ana Almeida

Vogal - Rita Pereira

Vogal - Tânia Rodrigues

Mesa da Assembleia Geral

Presidente - Sónia Pedrosa

Secretário - Érica Parreira

Secretário - Ana Ascenção

Conselho Fiscal

Presidente - Fátima Casaca

Secretário - Raúl Nunes

Secretário - Luisa Carvalho

https://apeeesr.wixsite.com/apeeesr/apeeesr

31 Mar 2019

CANCELAMENTO DAS OBRAS PREVISTAS PARA A ESCOLA SECUNDÁRIA DO RESTELO

A Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da Escola Secundária do Restelo (ESR) tem vindo ao longo dos últimos anos, a realizar várias iniciativas para sensibilização das entidades competentes sobre a necessidade urgente de reabilitação da ESR, realizando ações de voluntariado, lançamento de petição pública online para levar o assunto à Assembleia da República e contactos regulares com a Tutela, que culminou em 2016 com a intervenção em dois laboratórios feita pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

A ausência de uma cantina, pavilhão gimnodesportivo, balneários adequados para cerca de 1400 alunos e aquecimento, também tem sido uma preocupação da APEE, assistindo-se no início do ano letivo de 2017/2018 ao envio de centenas de e-mails à DGEstE, decorrente do cancelamento das aulas de educação física por falta de condições.

Na sequência deste movimento generalizado dos Pais e do interesse dos Grupos Parlamentares que visitaram a escola, foram formuladas recomendações da Assembleia da República ao Governo (Resoluções da Assembleia da República n.º 162/2018 e nº 223/2018) para proceder à “requalificação urgente da Escola Secundária do Restelo” e à “realização de uma inspecção urgente às condições de higiene e salubridade das instalações da Escola Secundária do Restelo”, seguida da “realização de obras indispensáveis à sua integral recuperação”.

Em março de 2018, e na sequência de várias reuniões entre a APEE e a DGEstE, foi acordada uma calendarização faseada (3 anos) para a realização de várias intervenções na ESR, resultante das prioridades estabelecidas pela Direção da Escola, conjuntamente com a APEE para os anos de 2018, 2019 e 2020. Em 2018 procedeu-se à substituição de todas as coberturas dos pavilhões, requalificação integral de 1 dos pavilhões e substituição das janelas e estores de 2 pavilhões, no montante de 386.466€.

Em outubro de 2018, foi comunicado pela DGEstE a aprovação da verba de 424.100€ (para as intervenções previstas para 2019 em 3 pavilhões e um laboratório).

Não obstante os acordos estabelecidos e o reconhecimento pelos diversos grupos parlamentares que visitaram a ESR e assumido o compromisso de cabimentar a verba para realização das intervenções programadas para 2019, foi a APEEESR surpreendida com a comunicação de que as obras previstas para 2019, não se irão concretizar.

Manifestamos o nosso total desagrado por tal intenção, que contraria as recomendações da Assembleia da República, descurando todo o trabalho, esforço e diligências realizadas pelos pais para recuperação da ESR, bem como os acordos alcançados. Na nossa perspectiva, a intenção de transferir a verba que estava destinada às obras da ESR para outra finalidade, vem demonstrar o total desrespeito pelos compromissos assumidos e revelar uma falta de programação e gestão das intervenções necessárias, lesando todas as espectativas positivas criadas e descurando as necessidades que se arrastam desde há longos anos.

Lisboa, março de 2019

 

Associação de Pais e EE da ESR

(APEEESR)

16 Oct 2018

Novos membros para os Orgãos Sociais da APEE ESR

Na sequência da nossa AG, foram eleitos novos membros para os Orgãos Sociais da associação

23 Sep 2018

Mais uma conquista da APEE ESR!

O regresso da ESR à Piscina Municipal do Restelo. 
Começou hoje com uma turma do 10º em duas pistas!
A APEE ESR agradece à Junta de Freguesia a viabilização deste regresso

13 Sep 2018

Uma grande VITÓRIA já temos coberturas novas em vários pavilhões!!!

É com um enorme orgulho que anunciamos o cumprimento da promessa que a DGEste fez. 

As coberturas de amianto foram substituídas por novas coberturas e ainda está a ser recuperado o  pavilhão 3 correspondente ao pavilhão das Artes. As obras de recuperação irão corresponder ao montante disponibilizado pela DGEstE, no montante de cerca de 370.000€ para este ano de 2018.

13 Sep 2018

Torniquetes

Finalmente temos torniquetes na escola, conseguindo assim uma maior segurança. 

A DGEste disponibilizou o valor de 15.000€ para a colocação dos torniquetes na entrada da escola, melhorando assim a segurança de todos.

27 Mar 2018

O que fizemos nestes ultimos meses? Muito!!!!

Com o intuito de dar a conhecer à comunidade escolar as acções desenvolvidas pela APEEESR nestes últimos meses, incluso indicamos um sumário das principais:

  • Email enviado ao Sr. Presidente da República a sensibilizar para o estado das infra-estruturas da ESR

 

  • Comunicado enviado aos diversos Grupos Parlamentares da Assembleia da República

 

  • A APEESR elaborou comunicado e prestou esclarecimentos a jornalistas de diversos órgãos de comunicação

 

  • Reunião na DGEstE (Directora Geral e Delegado Regional) com a APEEESR e o Director do Agrupamento em que se conseguiu que a DGEstE aceitasse fazer levantamento das obras necessárias à recuperação e reabilitação da escola bem como quantificar as mesmas. Bem como se conseguiu a aceitação de iniciar as obras ainda este ano ao contrário da postura inicial da DGEstE que invocava falta de verbas e não consideravam a ESR prioritária.

 

  • Cerca de 3 semanas após a reunião realizada nas instalações da DGEstE, foi realizada nova reunião na ESR com a presença do Director do Agrupamento e o Delegado Regional, onde nos foi apresentado um levantamento qualitativo e quantitativo das obras de beneficiação que se verificam necessárias, bem como propostas de atuação face à verba disponibilizada pela DGEstE, no montante de cerca de 370.000€ para este ano. Atendendo que a totalidade das obras que se verificam necessárias estimam um valor de cerca de 1,2 Milhões de euros, foi proposto pela APEEESR efetuar uma programação de intervenção em três anos para reabilitação total da ESR (2018,2019,2020). Quanto à ausência de verbas para o pavilhão gimnodesportivo e porque o mesmo orçará cerca de 1 milhão de euros, foi acordado com a DGEstE encetar diligências no sentido de a DGEstE promover a celebração de um protocolo técnico ou financeiro com a Câmara Municipal de Lisboa, para se assegurar o financiamento da construção de um pavilhão gimnodesportivo pela Câmara Municipal de Lisboa. Nesta reunião foi ainda assumido pela DGEstE a disponibilização de verbas para aluguer de espaço para a prática desportiva e dado que não existe pavilhão gimnodesportivo nesta escola. Estariam assim reunidas as condições para a retoma da utilização das piscinas em complemento das aulas de EF, pelo que ficou combinado providenciar uma nova reunião com o Presidente da JFB. O Delegado Regional garantiu também a disponibilização de 15.000€ para a colocação dos torniquetes na entrada da escola, melhorando assim a segurança de todos. O Director informou a necessidade de reabilitação do refeitório. Nesta reunião, ficou ainda acordado que a Direção do Agrupamento em articulação com a APEEESR iriam definir quais as prioridades de intervenção a cabimentar no âmbito da verba disponibilizada pela DGEstE - 370.000€, de forma a se conseguir intervir até final deste ano. No dia 6 de Março a Direcção do Agrupamento, enviou para o Delegado Regional a proposta da APEEEESR das referidas prioridades previamente aprovadas pelos Pais na Assembleia Geral de dia 22 de Fevereiro.

 

  • Na Assembleia Geral de Pais e EE da ESR (APEEESR), realizada no passado dia 22 de Fevereiro, foram propostas e aprovadas as prioridades a considerar para beneficiação da ESR para este ano e próximos 2 anos.

 

  • Nos meses de Fevereiro e Março recebemos na escola (com a presença do Director) delegações dos partidos; CDS, PCP, PEV, onde se transmitiu os problemas que a escola apresenta e a sua necessidade urgente de intervenção. Foi solicitado o apoio dos diversos grupos parlamentares para se conseguir a construção de um pavilhão gimnodesportivo na ESR, assim como de outros assuntos ao nível da segurança dos alunos, tais como a resolução do problema dos atravessamentos em frente à escola, da alteração de localização do terminal e viragem de autocarros e da materialização de uma passadeira de peões em frente às escadas recém-construídas.

 

  • A 6 de Março, foi realizado nas instalações da Junta de Freguesia de Belém, reunião com a presença da APEEESR, o Presidente da Junta Freguesia de Belém, e o Director do Agrupamento. A reunião teve por objectivo negociar a recuperação da utilização das piscinas.

 

  • Reunião do CG no dia 8 de Março onde foram apresentados e submetidos a aprovação os seguintes documentos:

- Relatório Intermédio de Execução do Plano Anual de Atividades (PAA) - 2017/2018;

- Relatório da Conta de Gerência – 2017;

- Balanço das diligências efetuadas relativamente à problemática do estado de conservação da ESR.

 

Os 2 relatórios apresentados não mereceram a nossa aprovação, com registo em ata de declaração de voto vencido, dado que estão subjacentes a um Projeto Educativo que, em nosso entender, não nos permite avaliar a sua execução por não conter metas e objetivos claros e quantificáveis, motivo pelo qual também não aprovámos o PE na data em que o mesmo foi submetido a CG.

  • Reunião dia 12 de Março com a Coordenadora de EF da ESR e a APEEESR em que nos disponibilizamos a arranjar apoios para a caminhada em Monsanto no final do ano. Incentivámos a CEF a voltar a fazer a festa de fim de ano ao que ela se disponibilizou em fazer contactos com anteriores organizadores nesse sentido.

 

  • Foi realizado no passado dia, reunião com a AE da ESR no sentido de se coordenar acções a desenvolver assim como de lhes dar a conhecer o plano de obras e das acções que temos vindo a desenvolver.

 

  • A APEEESR tem vindo a apresentar junto da Direção e DGEstE, vários problemas, que têm vindo a ser apresentados por EE, relativos à área pedagógica, designadamente problemas relativos a não conformidades da prestação de professores na qualidade e quantidade das matérias lecionadas; Nas faltas prolongadas sem substituição; Nos testes demasiados extensos para o tempo dado e não e desproporcionais à forma e matéria lecionada, existindo situações em que é colocada matéria que não foi dada em aula.

 

Lisboa, 26 de Março de 2018

 

A Direção da APEEESR

Para informação mais detalhada pff carregue no botão

23 Mar 2018

Boas Noticias. Obras da escola a realizar até final de 2018.

Na sequência de reuniões conseguidas pela APEEESR junto da DGEstE foi conseguido um compromisso de investimento nas obras da escola de cerca de 370 000 euros a realizar até final de 2018.

A APEEESR apresentou à Direção e à DGEstE a prioridade de obras de acordo com decidido por todos os pais em Assembleia. Os procedimentos para remover as coberturas de amianto deverão ser iniciadas este ano.

05 Feb 2018

Grupos Parlamentares ajudam a melhorar as condições da ESR!

Alguns grupos parlamentares a ajudar a melhorar as condições da ESR, levando o assunto à Assembleia da Republica! 

Obrigado!

Carta PCP

Carta CDS

22 Feb 2018

Assembleia Geral da APEE ESR - 22 Fev 2018

Com tudo o que se está a passar na escola é muito importante que se juntem à Associação de Pais para mostrar o nosso desagrado!

A próxima Assembleia Geral vai ser dia 22 de Fevereiro de 2018, 5ª feira, pelas 18H00,

NÃO FALTEM!

CONVOCATÓRIA

 

A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária do Restelo (APEEESR) vem pela presente, convocar todos os Pais e Encarregados de Educação de aluno(a)s da Escola Secundária do Restelo para uma Assembleia Geral desta Associação, a realizar na sala multimédia da ESR, pavilhão 4, no próximo dia 22 de Fevereiro de 2018, 5ª feira, pelas 18H00, com a duração estimada de 2 horas e a seguinte ordem de trabalhos:

 

  1. Apresentação das atividades desenvolvidas pela APEEESR no presente ano letivo.

 

  1. Análise da situação da praga de ratos na escola e diligências relativas à infraestrutura escolar.

 

  1. Debate de outros assuntos, apresentados pelos Pais e EE.

14 Dec 2017

Mais uma vez a APEE ESR conseguiu patrocínios

Mais uma vez a APEE ESR conseguiu um mega patrocínio para o dia do corta mato.

Sumos e águas da Sumolis - Águas Serra da Estrela e Compal e garrafas Fillforever da EPAL!!!

https://sumolcompal.pt e www.epal.pt

14 Nov 2017

CONVITE REPRESENTANTES DOS PAIS E EE DA ESR 14 de Novembro de 2017 pelas 18.30h

CONVITE AOS REPRESENTANTES DOS PAIS E EE DA ESR 14 de Novembro de 2017 pelas 18.30h
 
Caros Representantes dos Pais e EE das Turmas da ESR,
A Associação de Pais e EE da ESR (APEEESR) convida-vos a todos a estar presentes numa reunião a realizar no dia 14 de Novembro de 2017 pelas 18.30h, na Escola Secundária do Restelo, sala multimédia do pavilhão 4.
Os temas a tratar nesta reunião estão relacionados com o nosso Plano de Ação para este ano letivo que poderão consultar no nosso site:  http://apeeesr.wix.com/apeeesr.
Se tiverem oportunidade poderão recolher junto dos restantes pais das turmas que representam, as suas preocupações e sugestões para apresentarem nesta reunião.
Infelizmente, não conseguimos obter os contactos dos representantes de todas as turmas da ESR, estando ainda em falta os contactos das seguintes turmas:
8º Ano:  Turmas A, B, D e F
10º ano:  Turmas C, H, I, J, L e M
11º ano:  Turmas D, H, I e J 
12º ano:  Turmas A, C, E, G, H, I e J
Se conhecerem algum pai destas turmas que possa reencaminhar o nosso convite aos representantes das mesmas, agradecemos.

Obrigado a todos,
SONHAR, ACREDITAR E AGIR
JUNTOS GANHAMOS ASAS E O IMPOSSIVEL ESTÁ AO NOSSO ALCANCE

30 Oct 2017

POR UMA ESCOLA MELHOR É SÓ REENCAMINHAR ATÉ ÀS 13H - DIA 30!!!!

O vosso papel é fundamental na dinamização desta ação de protesto dos Pais e EE da ESR,

Esta ação só terá o impacto pretendido se conseguirmos um envio massivo de mail's por parte dos pais e EE da ESR para a DGEstE e IGEC no dia 30/10/2017.

 

DGEstE (atendimento@dgeste.mec.pt)

IGEC (igec@igec.mec.pt)

 

Remetemos dois exemplos de mails que poderão utilizar, caso pretendam. É só copiar a mensagem para o corpo do mail e enviar para os endereços!!!

 

É só reencaminhar!!!!

Carta para enviar 

Queremos uma solução definitiva

24 Oct 2017

Muito Obrigado aos pais da ESR

Muito obrigada aos pais que estiveram na AG da APEE ESR!

16 Oct 2017

ULTIMA Assembleia Geral da APEE ESR - 17out 2017

No dia 17 de Outiubro reuniu-se a Assembleia Geral Ordinária da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária do Restelo (APEEESR),  com a seguinte ordem de trabalhos (OT):
I. Apresentação e votação do Relatório de Atividades e Contas referente ao exercício de 2016/2017.
II. Apresentação de listas e eleição dos Órgãos de Gestão da APEEESR para o ano letivo de 2017/2018.
III. Outros assuntos.

Iniciaram-se os trabalhos com as boas vindas aos presentes e a apresentação da agenda da assembleia.
Aberta a sessão, a presidente da direcção da associação de pais, Ana Ferreira, realizou uma breve apresentação das atividades concretizadas ao longo de todo o ano letivo e abrangendo várias áreas temáticas.

Foi explicado aos presentes as contas apresentadas, onde a receita conseguida é destinada a dinamizar a esplanada da escola e promover ações que possam fomentar a entrada de mais comida saudável no bar e refeitório da escola (Relatório de Atividades e Contas 2016/2017 em anexo). O Conselho Fiscal na pessoa do seu Presidente, Mário Silva, deu parecer favorável às contas e foi aprovado por unanimidade o Relatório de Atividades e Contas referente ao exercício de 2016/2017.


Foi feita a apresentação de listas e eleição dos Órgãos de Gestão da APEEESR para o ano letivo de 2017/2018. Tendo sido registada uma única lista candidata, designada por A. Passou-se então à votação respetiva, realizada com boletins de voto para os associados inscritos e consoante o nº de filhos a frequentar a escola. Após distribuição/deposição nominal dos boletins, os mesmos foram contabilizados pelo Secretariado da Mesa (Fátima Valverde, Sofia Costa), num total de 51 votos onde 49 votos eram na lista A e 2 votos foram em branco. Está assim eleita a lista A para os corpos gerentes de 2017/2018 da APE ESR.

Link Lista A

Link Carta Direcção

28 Sep 2017

AJUDE a APEE ESR

Gostaríamos de convidar todos os Representantes dos pais a colaborar com a Associação de pais!!!

A comunicação é a melhor maneira de conseguirmos melhorar as condições dos nossos filhos na ESR.

 

Enviem-nos os vossos contactos! 

Obrigada e até já!

28 Sep 2017

suspensão da prática de Educação Fisica

A APEEESR apoia a tomada de posição do grupo de educação física da ESR. 

 

Reforçamos a sugestão já partilhada com a Direção do agrupamento há cerca de um ano, de serem desenvolvidos esforços no sentido de ser enviado, o mais urgente possível para a DGEstE, um projeto concreto de reabilitação e ampliação dos balneários acompanhado de orçamentos a solicitar a disponibilização da verba necessária. 

 

Esta nossa sugestão teve por base uma reunião que realizamos com a DGEstE em Setembro do ano passado e em que fomos informados que dificilmente haveria verba para reabilitação total da escola ou mesmo para a construção de um pavilhão gimnodesportivo, mas estariam receptivos a ponderar a possibilidade de disponibilização de verbas para projetos de valor mais reduzido, como por exemplo a reabilitação dos balneários ou a cobertura de um dos campos exteriores.

 

Enviar um comunicado com a tomada de posição do grupo de educação física já com uma solução para o problema terá, em nosso entender, maior receptividade da tutela.

 

A APEEESR está disponível para colaborar se assim o entenderem.

24 Jul 2017

Informação da APEEESR a toda a Comunidade Escolar da ESR sobre o mail do CG de 15/07/2017:

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária do Restelo (APEEESR) recebeu, no passado sábado, um mail do Conselho Geral (CG) do Agrupamento de Escolas do Restelo (AER) com o assunto “Esclarecimento”, sobre a resposta que o CG entendeu fazer - na sua reunião de Conselho Geral do dia 13 de Julho de 2017 - sobre a ata da reunião da APEEESR que ocorreu a 7 de Março de 2017.

 

Entende a Direção desta Associação de Pais ser adequado retificar este assunto, informando que:

 

1. A ata divulgada em Março de 2017 por esta Associação diz respeito a uma reunião da Associação de Pais com representantes de EE de várias turmas da ESR. A APEEESR tem o dever, de acordo com os seus estatutos, de dar voz aos pais e suas questões e a promover o diálogo com a Direção da Escola, o que fez. A APEESR tem o dever de redigir atas fiéis ao que é dito nas mesmas e foi o que fez. A APEEESR tem o dever de divulgar informação a todos os pais estimulando uma filosofia de transparência.

 

2. A APEEESR não criticou o conjunto de professores da ESR nem pretendeu pôr em causa o trabalho exercido por estes profissionais. Em numerosas ocasiões a APEEESR teve ocasião de elogiar globalmente o trabalho dos professores da ESR. A ata transparece o questionamento do procedimento seguido na ausência de professores. A APEEESR pretende uma aproximação real e positiva entre pais e professores.

 

Estranhamos que o comunicado aborde só e exclusivamente este tema – de entre uma série de questões que foram levadas pela APEEESR ao CG e que refletem as preocupações dos pais, às quais a Direção da ESR e o CG do AER deveriam ser sensíveis e responder de forma alargada, tal como efetuado com este comunicado. Consideramos ainda que é extemporânea a data e as circunstâncias em que este comunicado é emitido pelo CG e que podem fomentar e incentivar um mau ambiente e um mau estar entre pais e professores, posicionamento em que a APEEESR não se revê.

 

Direção da APEEESR

SONHAR, ACREDITAR E AGIR

JUNTOS GANHAMOS ASAS E O IMPOSSIVEL ESTÁ AO NOSSO ALCANCE 

28 Mar 2017

Questionário de satisfação

Aos Pais e Encarregados de Educação da ESR, convidando-os a responder e a promover a participação do maior número de pais que seja possivel, até dia 30/04/2017.

Petição Pública Online

PETIÇÃO PÚBLICA ONLINE DIRIGIDA AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO ALERTANDO PARA O ESTADO DE DEGRADAÇÃO DA ESR. COLABORE E ASSINE JÁ!!

 

Relembramos que a nossa petição publica online, criada em 26/10/2014 tem atualmente 1233 assinaturas e necessitamos de 4.000 para que o tema seja debatido na Assembleia da Republica. Pretendemos alertar para o estado de degradação da escola secundária do Restelo solicitando intervenção urgente da tutela para a sua reabilitação.

Please reload

FACEBOOK